Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Nursing performance in robotic surgeries: integrative review / El desempeño de la enfermería en cirugías robóticas: una revisión integrativa / Atuação da enfermagem em cirurgias robóticas: revisão integrativa

Martins, Raísha Costa; Trevilato, Denilse Damasceno; Jost, Marielli Trevisan; Caregnato, Rita Catalina Aquino.
Rev. bras. enferm ; 72(3): 795-800, May.-Jun. 2019. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS, RHS, BDENF | ID: biblio-1013568
RESUMO

Objetivo:

Conhecer a produção científica sobre a atuação da equipe de enfermagem em cirurgias robóticas, identificando-se papel do enfermeiro nos três períodos do perioperatório.

Método:

Revisão integrativa, busca nas bases de dados National Library of Medicine National Institutes of Health, Scientific Electronic Library Online e Biblioteca Virtual em Saúde, realizada entre julho a setembro de 2017; 17 artigos selecionados atendiam aos critérios de inclusão.

Resultados:

Predominaram artigos publicados em periódicos estrangeiros na língua inglesa, nove nos Estados Unidos, classificados com nível de evidência 4 e 5. Identificou-se papel da enfermagem no período perioperatório relacionados principalmente à segurança do paciente. O período perioperatório mais citado nos artigos foi o intraoperatório, com preocupação maior no posicionamento do paciente.

Conclusão:

A atuação de enfermagem nas cirurgias robóticas é semelhante a ocorrida em cirurgias de grande porte e com a segurança do paciente, exigindo do enfermeiro conhecimento específico sobre configuração e preparação do robô.
Biblioteca responsável: BR1.1