Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Diet and health in the perspective of adolescents: contributions for health promotion / Alimentación y salud en la perspectiva de adolescentes: contribuciones para la promoción de la salud / Alimentação e saúde na perspectiva de adolescentes: contribuições para a promoção da saúde

Silva, Julyana Gall da; Ferreira, Márcia de Assunção.
Texto & contexto enferm ; 28: e20180072, 2019. tab
Artigo em Inglês | BDENF, LILACS | ID: biblio-1014649
RESUMO

Objetivo:

descrever as representações sociais sobre alimentação saudável e analisar as relações estabelecidas com a saúde.

Método:

estudo exploratório e descritivo, com abordagem qualitativa que aplicou a Teoria das Representações Sociais. Realizou-se entrevista semiestruturada com 31 adolescentes escolares, com idade entre 10 e 13 anos, de uma escola municipal do Rio de Janeiro (Brasil), no período de setembro a novembro de 2013. Utilizou-se o software Alceste para análise dos dados, sendo analisadas as duas classes de maior significância estatística.

Resultados:

adolescentes optam por alimentos mais gordurosos, de preparações rápidas e com mais açúcar. Preocupam-se com a saúde, mas priorizam o prazer e o paladar. Estabelecem relação entre a alimentação, o peso corporal e a saúde, entendendo que pessoas gordas estão mais propensas ao adoecimento.

Conclusão:

a alimentação saudável é balizada pela concepção do que os adolescentes consideram bom ou mau para a saúde, mas essa avaliação não está diretamente relacionada com suas práticas alimentares. As contradições entre saber e prática se evidenciam para orientar intervenções propositivas junto a este grupo populacional.
Biblioteca responsável: BR17.1