Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Technologies for health education for the deaf: integrative review / Tecnologías para una educación en salud de sordos: revisión integradora / Tecnologias para educação em saúde de surdos: revisão integrativa

Galindo Neto, Nelson Miguel; Áfio, Aline Cruz Esmeraldo; Leite, Sarah de Sá; Silva, Máguida Gomes da; Pagliuca, Lorita Marlena Freitag; Caetano, Joselany Áfio.
Texto & contexto enferm ; 28: e20180221, 2019. tab, graf
Artigo em Inglês | BDENF, LILACS | ID: biblio-1014672
RESUMO

Objetivo:

investigar as evidências científicas acerca das tecnologias que são utilizadas para educação em saúde de pessoas surdas.

Método:

revisão integrativa realizada em outubro de 2017, com as publicações dos últimos 15 anos, nas bases de dados MEDLINE/PubMed, CINAHL, LILACS via Biblioteca Virtual em Saúde, Web of Science e Scopus.

Resultados:

foram encontrados 3367 artigos, dos quais 19 foram incluídos no estudo. O tipo de tecnologia predominante foi o vídeo, presente em dez estudos e as tecnologias computadorizadas, como sites e cursos online, em quatro estudos. O tema mais abordado pelas tecnologias foi o câncer, em dez estudos e a saúde bucal em três. Dois artigos eram metodológicos, em 17 ocorreu a aplicação da tecnologia com surdos e, em 16 desses foi comprovada a eficácia e/ou viabilidade para educação em saúde.

Conclusão:

as tecnologias educativas são, em sua maioria, vídeos que se mostram compreensíveis pelas pessoas surdas e eficazes para serem utilizados na educação em saúde.
Biblioteca responsável: BR17.1