Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Latido de vida: vivencias del paciente con enfermedad cardiovascular en una unidad de cuidado intensivo / Life heartbeat: experiences of patients with cardiovascular disease in an intensive care unit / Batimento pela vida: vivências do paciente com doença cardiovascular na unidade de terapia intensiva

Peña Ortiz, Linda Marcela; Zambrano Plata, Gloria; Hernández Moncada, Yulitza Andrea; Morales Morales, Johan Manuel; Sanchez, Claudia.
Rev. cienc. cuidad ; 16(2): 45-58, 2019.
Artigo em Espanhol | LILACS, COLNAL, BDENF | ID: biblio-1015517

Objetivo:

Conhecer as vivencias do paciente com doença cardiovascular durante a sua permanência na unidade coronariana de terapia intensiva numa clínica da rede privada do estado de Norte de San-tander no ano de 2017.

Materiais e métodos:

Estudo qualitativode tipo fenomenológico. Usou-se a entrevista direta à profundidade para a coleta dos dados. Foram estudados 6 pacientes residentes da cidade de Cúcuta com diagnóstico de doença cardiovascular com uma permanência hospitalar maior ou igual de 3 dias.

Resultados:

As vivências de padecer uma doença cardiovascular e a sua internação na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) evidenciou-se pela temática principal Permanên-cia na UTi como experiência renovadora. Surgiram seis categorias atenção com qualidade humana, insegurança e dúvida perante a doença, impacto perante a uma situação inesperada, fé em Deus, fa-mília como eixo fundamental e perdida da autonomia sendo considerada esta última um fator estres-sante.

Conclusões:

Para o paciente com doença cardiovascular a internação na UTI é uma vivencia estressante e dolorida. É uma experiência caracterizada por temor, ansiedade e duvidas relacionadas com o desfecho da doença, dos equipamentos usados no tratamento, os procedimentos terapêuticos e os cuidados para o bem-estar e conforto. Essas vivências são melhoradas com aspectos positivos da atenção com qualidade humana do pessoal de saúde e pelo apoio familiar. Fatores que fortalecem o doente são a fé em Deus que dá transcendência a experiência vivida
Biblioteca responsável: CO648.1