Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Competencias del cuidador familiar para cuidar a su familiar que recibe quimioterapia / Competence of the family caregiver to care for a family member receiving chemotherapy / Competências do cuidador de família para cuidar o seu familiar que recebe quimioterapia

Montalvo Prieto, Amparo; Fajardo Rocha, Hanier.
Rev. cienc. cuidad ; 16(2): 95-107, 2019.
Artigo em Espanhol | LILACS, COLNAL, BDENF | ID: biblio-1015522

Introdução:

A presença de uma doença aguda, crónica ou terminal constitui uma crise na família. O diagnóstico de câncer afeta não só quem a padece, também ao ser humano que faz parte da so-ciedade e a sua família impactada por esse diagnóstico.

Objetivo:

Associar as condições sociais e demográficas com o nível de competência que possuem os cuidadores de família para o cuidado domiciliar de pacientes em quimioterapia.

Materiais e métodos:

Estudo descritivo de correlação, feito em familiares cuidadores domiciliares de parentes com câncer entre a segunda e sexta sessão de quimioterapia, maiores de 18 anos e que aceitaram a participação voluntária no estudo. Utilizaram-se a escala de caracterização dos cuidadores de família de América Latina®, APGAR familiar e a escala CUIDAR versão abreviada. Para a análise, realizaram-se diversas regressões logísticas multivariadas para cada dimensão, assim como para a competência global. Para determinar os fa-tores associados estimou-se o Odds ratio com seus respetivos intervalos de confiança.

Resultados:

As participantes do estudo foram mulheres do nível socioeconômico um, com o ensino médio e perceberam-se com alta competência para o cuidado domiciliar. Encontrou-se associação entre as dimensões da escala CUIDAR e algumas das características sociais e demográficas. A competência global para o cuidado associou-se às condições de ser mulher, dedicar mais de oito horas diárias aos cuidados e pertencer a uma família funcional.

Conclusões:

As condições sociais, demográficas e de funcionalidade familiar estiveram associadas com as dimensões que conformam a competência e a competência global para cuidar
Biblioteca responsável: CO648.1