Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Práticas integrativas e complementares em saúde junto a profissionais da atenção primária / Integrative and complementary practices in health with primary care professionals

Bezerra, Isaac Newton Machado; Monteiro, Vinicius Costa Maia; Nascimento, Jânio Luiz do; Macedo, Larissa Oliveira Lima; Silvério, Zacarias Ramalho; Bento, Aurélia de Oliveira; Silva, Francisco Canindé dos Santos; Lima, Jônia Cybele Santos.
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-1015712
bjetivo Descrever as ações de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde realizadas com trabalhadores da Atenção Primária. Síntese dos dados Trata-se de um relato de experiência, realizado em 2017 e 2018, por estudantes dos cursos do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em parceria com os profissionais de uma Unidade de Saúde da Família (USF), em um município do Rio Grande do Norte, Brasil. Realizaram-se encontros na unidade de saúde voltados aos cuidados dos profissionais, utilizando-se Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), como reike, shiatsu e corredor do cuidado, com atividades conduzidas por profissionais capacitados e com momentos direcionados à escuta dos profissionais e dinâmicas em grupo.

Conclusão:

As ações executadas se mostraram de extrema relevância, trazendo aos envolvidos o despertar para a importância do autocuidado. Foram momentos ricos de troca de saber e envolvimento dos profissionais e estudantes, que puderam compreender a dinâmica dentro dos serviços de saúde e buscaram juntos alternativas para o desenvolvimento da promoção do cuidado dos profissionais de saúde. (AU)
Biblioteca responsável: BR6.1