Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Percepções sobre a gestação e experiências de educação em saúde: perspectiva de adolescentes grávidas / Perceptions about pregnancy and health education experiences: perspective of teen pregnancy

Danieli, Guiomar Luciana; Budó, Maria de Lourdes Denardin; Ressel, Lúcia Beatriz; Seiffert, Margot Agathe.
Rev. enferm. UFPE on line ; 9(2): 573-581, fev. 2015.
Artigo em Português | BDENF | ID: biblio-1016136

Objetivos:

analisar o significado da gravidez para adolescentes e conhecer suas experiências relacionadas à educação em saúde.

Método:

estudo qualitativo realizado com 13 gestantes com menos de 20 anos que realizavam pré-natal em uma Unidade Básica de Saúde de um município de médio porte do sul do Brasil. Os dados foram produzidos por meio de entrevistas individuais semiestruturadas e analisados pela Técnica de Análise de conteúdo na modalidade Análise temática. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa, CAAE 0045.0.243.000-09.

Resultados:

identificaram-se sentimentos como felicidade, medo, ansiedade e insegurança. A experiência em educação em saúde deu-se por meio de palestras e orientações, as quais foram insuficientes para que as adolescentes se sentissem seguras, conscientes e com autonomia para tomar decisões.

Conclusão:

ainda existe lacuna entre a proposta e a efetivação de uma política que contemple a assistência, o cuidado e a educação em saúde ao adolescente.(AU)
Biblioteca responsável: BR9.1