Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Cuidado espiritual: una mirada desde el modelo de manejo de síntomas y el cuidado paliativo / Spiritual care: A look from the perspective of the model of symptom management and palliative care / Cuidado espiritual: um olhar a partir do modelo de manejo dos sintomas e cuidados paliativos

Cuartas Hoyos, Paulina; Charry Hernández, Rosa Lali; Ospina Muñoz, Priscilla; Carreño Corredor, Sandra.
Rev. colomb. enferm ; 18(1): 1-17, 20190401.
Artigo em Espanhol | LILACS, BDENF, COLNAL | ID: biblio-1016155

Objetivo:

descrever cuidados espirituais a partir da revisão da literatura científica relacionada aos cuidados paliativos, levando em conta os componentes do Modelo Conceitual de Manejo dos Sintomas de Patricia Larson, e colaboradores.

Metodologia:

revisão sistemática, seguindo as orientações de Ganong, de publicações realizadas entre 2002 e 2018, relacionadas aos cuidados espirituais e cuidados paliativos, articuladas aos componentes do Modelo de Gerenciamento de Sintomas de Patricia Larson experiência, estratégia e resultado do manejo do sintoma.

Resultados:

dos 56 artigos inicialmente identificados, 50 preencheram os critérios de seleção e foram classificados de acordo com os componentes do Modelo de Gerenciamento de Sintomas. Encontramos conceituação de espiritualidade, escalas para sua avaliação, intervenções e benefícios do cuidado espiritual em pacientes com necessidades paliativas.

Conclusões:

o cuidado espir - itual começa com a percepção da experiência do processo da doença ou do estágio final da vida, e inclui a identificação de necessidades espirituais, sua avaliação através de escalas validadas, e o uso de diagnósticos relacionados à dimensão espiritual. As estratégias de manejo que incluem o cuidado espiritual partem do acompanhamento e da escuta ativa do paciente, a partir dos quais derivam as intervenções de segundo e terceiro nível descrito na literatura. É necessário preparar e capacitar os profissionais de enfermagem que orientam as estratégias de gestão através do o modelo de Larson e colaboradores.
Biblioteca responsável: CO171.1