Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Representações socias de mulheres soropositivas para o HIV acerca da sexualidade / Social representations of women seropositive for HIV about sexuality

Tenório, Laís Monique Correia; Rodrigues, Sueli Teresinha Cruz; Trindade, Ruth França Cizino da; Farias, Isadora Pereira.
Rev. enferm. UFPE on line ; 9(2): 633-642, fev. 2015. ilustrado
Artigo em Português | BDENF | ID: biblio-1016251

Objetivos:

compreender de que maneira mulheres soropositivas exercem e interpretam a sexualidade; analisar as representações sociais de mulheres soropositivas para o HIV.

Método:

estudo qualitativo, descritivo/exploratório, fundamentado na Teoria das Representações Sociais, desenvolvido com doze mulheres soropositivas para o HIV, participantes do grupo Cidadãs Positivas, cadastradas no serviço de referência em Maceió-Alagoas, conforme aprovação do Comitê de Ética em pesquisa da UFAL com protocolo nº 14535413.8.0000.5013. Foi utilizado formulário semiestruturado e os dados foram submetidos à técnica de análise de conteúdo.

Resultados:

dos temas recorrentes, emergiram como e com quem contraiu o HIV/AIDS?; A vida sexual pós-diagnóstico HIV/AIDS; O uso do preservativo; A dificuldade de negociação para o uso do preservativo; e Insegurança para falar da condição sorológica com o parceiro.

Conclusão:

as dificuldades referidas para o exercício da sexualidade estão relacionadas à transmissão, gerando impacto negativo na sexualidade, sentimentos de culpa, raiva e medo de revelar-se ao parceiro.(AU)
Biblioteca responsável: BR9.1