Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Influencia de género en la efectividad de la ozonoterapia en la estomatitis subprótesis / Influência do gênero na eficácia da ozonioterapia na subprótese estomatite / Influence of gender on the effectiveness of ozone therapy in stomatitis subprosthesis

Rodríguez Sotomayor, Yamilé; Pardo Fernández, Alfredo; Torres Silot, Osiris; Lago Conte, Idalmis; Cesar Guzmán, Madoilis.
Rev. inf. cient ; 98(2): 196-206, 2019. tab
Artigo em Espanhol | LILACS, CUMED | ID: biblio-1016866

Introdução:

a análise de gênero é essencial para determinar as iniqüidades relacionadas à saúde de homens e mulheres, é um campo a ser explorado em estomatologia e mais quando se trata da eficácia da terapia de ozônio no tratamento de subpróteses de estomatite.

Objetivo:

avaliar como o gênero influencia a eficácia da ozonioterapia no tratamento da estomatite subprotética em pacientes atendidos no serviço de Prótese da Clínica "Julio Antonio Mella" no período de janeiro a junho de 2018.

Método:

estudo descritivo-transversal foi realizado. O universo foi constituído pelos pacientes com prótese que compareceram ao serviço naquele período e a amostra foi selecionada de forma não probabilística. As informações foram obtidas por meio de um roteiro de observação e questionário, que foi processado com o pacote estatístico SPSS, versão 15.

Resultados:

o tratamento foi mais efetivo em homens e dias para curar inferiores nestes. As mulheres que levaram mais de dez dias para curar a lesão ou que não se curaram constituem a maior porcentagem em relação aos homens, principalmente devido às suas responsabilidades domésticas.

Conclusões:

o gênero influencia a eficácia da ozonioterapia, marcada por diferenças nas responsabilidades domésticas que interferem na adesão ao tratamento por homens e mulheres(AU)
Biblioteca responsável: CU419.1