Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Uso do telefone para adesão de pessoas vivendo com HIV/AIDS à terapia antirretroviral: revisão sistemática / Use of the telephone for accessing people living with HIV/AIDS to antiretroviral therapy: systematic review

Santos, Vanessa da Frota; Costa, Ana Karoline Bastos; Lima, Ivana Cristina Vieira de; Alexandre, Herta de Oliveira; Gir, Elucir; Galvão, Marli Teresinha Gimeniz.
Ciênc. Saúde Colet. (Impr.) ; 24(9): 3407-3416, set. 2019. tab, graf
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-1019676
Resumo O objetivo deste artigo é avaliar a eficácia do uso do telefone para adesão de pessoas com HIV/AIDS à terapia antirretroviral. Realizou-se uma revisão sistemática, nas bases de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (Lilacs/Bireme), Scopus, Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (Medline/PubMed), Web of Science; e nas bibliotecas Scientific Eletronic Library Online (SciELO) e Cochrane, com uso dos seguintes descritores "HIV", "Cell Phones", "Acquired Immunodeficiency Syndrome" e "Antiretroviral Therapy, Highly Active". Obteve-se uma amostra de 17 artigos. As intervenções com uso de telefones celulares propostas foram uso de aplicativos de celulares, Serviço de Mensagem Curta e chamadas telefônicas. Na maioria dos estudos, o uso do telefone trouxe impacto significativo sobre a adesão ao tratamento. A avaliação dos estudos apontou boa qualidade metodológica e sigilo de alocação adequado. Acerca dos métodos de mensuração da adesão destacou-se a autorrelatada. A utilização de telefone celular foi eficaz para a melhoria da adesão à terapia antirretroviral de pessoas vivendo com HIV.
Biblioteca responsável: BR1.1