Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Implantação de cateter central de inserção periférica por enfermeiros em adolescentes / Implantación de catéter central de inserción periférica por enfermeros en adolescentes / Placement of peripherally inserted central catheters in adolescents by nurses

Reis, Nathália da Silva Pimentel; Santos, Maria Fabiane Galdino dos; Leite, Dayana Carvalho; Gomes, Helena Ferraz; Peres, Ellen Marcia; Perez Junior, Eugenio Fuentez.
Cogit. Enferm. (Online) ; 24: e55639, 2019. tab, graf
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1019731
RESUMO Objetivo analisar o perfil do processo de implantação do Cateter Central de Inserção Periférica, por enfermeiros capacitados, em adolescentes atendidos em um Hospital Universitário do Rio de Janeiro. Método estudo documental, descritivo, retrospectivo, de abordagem quantitativa, realizado entre janeiro de 2007 e dezembro de 2015. A amostra constituiu-se de 68 prontuários de adolescentes. Foram selecionados prontuários de adolescentes de 12 a 18 anos disponíveis no serviço de arquivo médico e que continham informações acerca do processo de implantação do cateter, e excluídos os dos pacientes que foram transferidos e não retiraram o cateter na instituição. Resultados constatou-se que 48 dos cateteres foram implantados em adolescentes do sexo masculino como diagnóstico médico doença onco-hematológica tendo como indicação terapêutica predominante a quimioterapia. Conclusão O estudo contribuiu para a ampliação do conhecimento sobre o uso deste cateter, além de proporcionar subsídios para a realização de pesquisas e capacitação profissional.
Biblioteca responsável: BR501.1