Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Comunicação e relações sociais estabelecidas entre pais adoecidos pelo câncer e seus filhos / Comunicación y relaciones sociales establecidas entre padres con cáncer y sus hijos / Communication and social relations established between parents with cancer and their children

Vigarinho, Michele Eugênio da Silva; Soares, Mariângela Abate de Lara; Silva, Estela Ferreira da; Domenico, Edvane Birelo Lopes De.
Cogit. Enferm. (Online) ; 24: e58645, 2019. tab, graf
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1019742
RESUMO

Objetivos:

identificar os fatores intervenientes nas relações interpessoais e no processo de comunicação entre pais com câncer e seus filhos, relativos ao processo de adoecimento e descrever as estratégias favorecedoras.

Método:

revisão integrativa, 25 artigos selecionados, entre 2007 e 2017. Utilizou-se a estratégia de seleção Patient, Intervention, Comparison e Outcomes para responder as questões norteadoras.

Resultados:

a funcionalidade da estrutura familiar, bem como as atitudes no adoecimento influenciam a comunicação dos pais com câncer e seus filhos. Na perspectiva dos profissionais, há falta de preparo para estes auxiliarem a família. Quando estratégias são empreendidas, os resultados geram impacto positivo.

Conclusão:

a qualidade e efetividade da comunicação e das relações interpessoais são alcançadas com uma comunicação efetiva, direcionada e individualizada, amparada por equipe multidisciplinar preparada e articulada para auxiliar tanto os pais como seus filhos, além de estratégias presenciais, individuais e em grupo, bem como o uso de materiais educativos.
Biblioteca responsável: BR501.1