Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Contexto da violência conjugal em tempos de maria da penha: um estudo em grounded theory / Contexto de la violencia conyugal en tiempos de maria da penha: estudio en grounded theory / Marital violence context after the maria da penha law: a grounded theory study

Carneiro, Jordana Brock; Gomes, Nadirlene Pereira; Campos, Luana Moura; Gomes, Nildete Pereira; Cunha, Kamylla Santos da; Virgens, Ionara da Rocha; Erdmann, Alacoque Lorenzini.
Cogit. Enferm. (Online) ; 24: e59431, 2019.
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1019746
RESUMO Objetivo desvelar o contexto da violência conjugal experienciados por mulheres em processo judicial. Método pesquisa qualitativa baseada na Grounded Theory, realizado com 29 mulheres em processo judicial por violência conjugal e os nove profissionais que atuam junto a duas Varas de Justiça pela Paz em Casa, na Bahia, Brasil. A coleta dos dados foi realizada no período de janeiro a maio de 2015. Resultados em que pese a Lei Maria da Penha, o estudo revela que as relações conjugais das mulheres são permeadas por abusos físicos, sexuais, psicológicos, morais e patrimoniais, inclusive expulsão do lar. Conclusão o contexto de violência experienciado na conjugalidade feminina se manifesta de diferentes formas, passíveis de identificação por profissionais de saúde, o que possibilita ação de cuidado à mulher e enfrentamento da problemática.
Biblioteca responsável: BR501.1