Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Qualidade de vida de mulheres transexuais com hiv/aids / Calidad de vida de mujeres transexuales con vih/sida / Quality of life of transexual women living with hiv/aids

Abreu, Paula Daniella de; Araújo, Ednaldo Cavalcante de; Vasconcelos, Eliane Maria Ribeiro de; Moura, Jefferson Wildes da Silva; Heráclio, Isabela de Lucena; Santos, Zailde Carvalho dos; Santos, Claudia Benedita dos.
Cogit. Enferm. (Online) ; 24: e59749, 2019. graf
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1019762
RESUMO

Objetivo:

compreender a qualidade de vida de mulheres transexuais que vivem com HIV/AIDS.

Método:

estudo qualitativo, descritivo, exploratório, realizado em 2017 com seis mulheres transexuais, em um hospital de referência para HIV/AIDS em Pernambuco, Brasil. Gravaram-se e se transcreveram as entrevistas com programa Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires, pela técnica da Análise de Similitude.

Resultados:

obtiveram-se as classes "Vulnerabilidade ao HIV/AIDS e as implicações para o enfrentamento"; "Adesão ao tratamento do HIV/AIDS e o contexto programático". Considerações finais considera-se que a condição de viver com o HIV/AIDS para as mulheres transexuais vai muito além da doença, envolve o sofrimento íntimo mediante a violência social, negação dos direitos humanos e vulnerabilidade, o que limita seu desenvolvimento pessoal e social e impacta no conjunto de condições humanas para o alcance da qualidade de vida.
Biblioteca responsável: BR501.1