Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

A liderança coaching exercida pelos enfermeiros no contexto hospitalar / El liderazgo coaching ejercido por los enfermeros en el ámbito hospitalario / Coaching leadership exercised by nurses in the hospital setting

Hayashida, Karen Yukari; Bernardes, Andrea; Moura, André Almeida de; Gabriel, Carmen Silvia; Balsanelli, Alexandre Pazetto.
Cogit. Enferm. (Online) ; 24: e59789, 2019. tab
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1019768
RESUMO

Objetivo:

identificar e comparar a autopercepção dos enfermeiros e a percepção de auxiliares/técnicos de enfermagem quanto às práticas de Liderança Coaching.

Método:

estudo transversal, realizado em 2016, com 69 enfermeiros e 233 auxiliares/técnicos de enfermagem de dois hospitais públicos paulistas. Utilizaram-se dois questionários validados acerca do exercício da liderança Coaching pelo enfermeiro, relacionados à autopercepção do enfermeiro e à percepção do técnico e auxiliar de enfermagem.

Resultados:

dentre as quatro dimensões da Liderança Coaching, "comunicação" foi a mais reconhecida. No Hospital A, constatou-se semelhança na percepção da prática de liderança exercida pelos enfermeiros entre as duas categorias. No Hospital B, a autopercepção dos enfermeiros acerca do exercício da Liderança Coaching foi maior, quando comparada à percepção dos auxiliares/técnicos, exceto para a dimensão "comunicação".

Conclusão:

a Liderança Coaching e suas dimensões podem beneficiar as instituições e a enfermagem na melhor gestão de suas equipes.
Biblioteca responsável: BR501.1