Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Health in the school: perceptions of being adolescent / La salud en la escuela: las percepciones del ser adolescente / A saúde na escola: percepções do ser adolescente

Faial, Ligia Cordeiro Matos; Silva, Rose Mary Costa Rosa Andrade; Pereira, Eliane Ramos; Faial, Cidllan Silveira Gomes.
Rev. bras. enferm ; 72(4): 964-972, Jul.-Aug. 2019.
Artigo em Inglês | BDENF, LILACS | ID: biblio-1020516
RESUMO

Objetivo:

Compreender as percepções do ser adolescente acerca da saúde na escola.

Método:

Pesquisa qualitativa e descritiva apoiada na fenomenologia de Maurice Merleau-Ponty, desenvolvida com 90 alunos adolescentes de uma escola federal do estado do Rio de Janeiro. Os dados foram produzidos pelo discurso falado em resposta ao questionamento conte para mim qual a sua percepção sobre a saúde na escola. Aqueles que optaram pela resposta escrita à questão norteadora depositaram os manuscritos nas urnas.

Resultados:

A saúde escolar encontra-se presa às práticas higienistas e ao modelo hegemônico assistencialista. No entanto, sentidos e significados foram atribuídos à prática da atividade física e de educação em saúde - estratégias integradoras e multiplicadoras de comportamentos e hábitos saudáveis. Considerações finais O fazer saúde na escola passa pelo protagonismo do ser adolescente sobre sua saúde na reorganização das ações de promoção em saúde escolar.
Biblioteca responsável: BR1.1