Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Social Determinants of Health and their influence on the choice of birth control methods / Determinantes Sociales de la Salud y su influencia en la elección del método anticonceptivo / Determinantes Sociais da Saúde e sua influência na escolha do método contraceptivo

Ferreira, Hellen Lívia Oliveira Catunda; Barbosa, Denise de Fátima Fernandes; Aragão, Vivianne Melo; Oliveira, Tyane Mayara Ferreira de; Castro, Régia Christina Moura Barbosa; Aquino, Priscila de Souza; Pinheiro, Ana Karina Bezerra.
Rev. bras. enferm ; 72(4): 1044-1051, Jul.-Aug. 2019. tab
Artigo em Inglês | BDENF, LILACS | ID: biblio-1020534
RESUMO

Objetivo:

Verificar a associação entre os Determinantes Sociais da Saúde e o método contraceptivo utilizado por mulheres em idade fértil.

Métodos:

Estudo documental e retrospectivo, realizado em um Centro de Parto Natural com avaliação dos prontuários de pacientes atendidas entre 2003 e 2011 (n=2410). Foram coletados dados de identificação e histórico geral, ginecológico, sexual e obstétrico.

Resultados:

Destacaram-se os métodos hormonais como os mais utilizados entre as participantes da pesquisa (25,0%), seguido pelos métodos de barreira (21,5%) e pelos métodos cirúrgicos (19,3%). Foram observadas associações estatísticas acerca da idade, menarca, início da vida sexual, gravidez, aborto, tabagismo, hipertensão, estado civil, cuidado ginecológico e escolaridade com a escolha dos métodos.

Conclusão:

Os resultados ratificam a importância de estudos envolvendo os Determinantes Sociais da Saúde, visto que interferem na forma como as mulheres escolhem os métodos contraceptivos e os riscos que essa escolha pode representar para a sua saúde.
Biblioteca responsável: BR1.1