Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Terms of specialized nursing language for people with pressure injury / Términos del lenguaje especializado de enfermería para personas con úlcera por presión / Termos da linguagem especializada de enfermagem para pessoas com lesão por pressão

Duarte, Fernando Hiago da Silva; Santos, Wenysson Noleto dos; Silva, Francisca Simone da; Lima, Dhyanine Morais de; Fernandes, Sâmara Fontes; Silva, Richardson Augusto Rosendo da.
Rev. bras. enferm ; 72(4): 1028-1035, Jul.-Aug. 2019. tab
Artigo em Inglês | BDENF, LILACS | ID: biblio-1020541
RESUMO

Objetivo:

validar os termos da linguagem especializada de enfermagem, utilizada no cuidado às pessoas hospitalizadas com Lesão por Pressão, identificados em registros de enfermeiros, mapeando-os com os termos da Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem (CIPE®), versão 2017.

Métodos:

estudo metodológico, realizado em um Hospital Escola, em 2018. Realizou-se extração dos termos de prontuários; normalização; mapeamento cruzado entre termos extraídos e os constantes na CIPE®; distribuição destes nos sete eixos; definição teórica e validação dos termos.

Resultados:

foram extraídos 27.756 termos. A normalização resultou em 370 termos pertinentes, estando 225 constantes e 145 não constantes na CIPE®, sendo 60 similares, 13 mais abrangentes, 38 mais restritos e 34 sem concordância, os quais forma todos validados.

Conclusão:

o estudo identificou e validou termos utilizados pelos enfermeiros na assistência às pessoas com Lesão por Pressão. Estes poderão contribuir para unificação da linguagem profissional de enfermagem no cuidado a essa clientela.
Biblioteca responsável: BR1.1