Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Clinical simulation in nursing education in intensive therapy: an integrative review / Simulación clínica en la educación en enfermería en terapia intensiva: revisión integradora / Simulação clínica na educação de enfermagem em terapia intensiva: revisão integrativa

Linn, Amanda Chlalup; Caregnato, Rita Catalina Aquino; Souza, Emiliane Nogueira de.
Rev. bras. enferm ; 72(4): 1061-1070, Jul.-Aug. 2019. tab, graf
Artigo em Inglês | BDENF, LILACS | ID: biblio-1020552
RESUMO

Objetivo:

analisar as publicações sobre práticas de simulação clínica para a educação em Enfermagem em Terapia Intensiva.

Método:

revisão integrativa realizada através da biblioteca LILACS, PubMed, The Cochrane Library, CINAHL e SciELO, de artigos publicados de 2008 a 2017.

Resultados:

foram selecionados 29 artigos. 76% abordaram o uso da simulação na educação continuada de profissionais de enfermagem, enquanto os outros descrevem seu uso para a educação de estudantes. Há uma maior prevalência de estudos com nível de evidência 6 (17), sendo 28 publicações em âmbito internacional. Verificou-se uma crescente na produção científica, sendo 16 artigos publicados nos três últimos anos.

Conclusão:

as variáveis, após o uso da simulação, como confiança, habilidade de comunicação, eficiência na identificação da piora clínica de pacientes, desenvolvimento de competências técnicas, trabalho em equipe e tomada de decisão clínica, apresentaram um aperfeiçoamento significativo, demonstrando que essa ferramenta é efetiva na qualificação da assistência a pacientes críticos.
Biblioteca responsável: BR1.1