Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Necessidades e reivindicações de homens trabalhadores rurais frente à atenção primária à saúde / Needs and demands of male rural workers regarding primary health care / Necesidades y reclamaciones de los trabajadores rurales en materia de atención primaria de salud

Miranda, Sérgio Vinícius Cardoso De; Oliveira, Pâmela Scarlatt Durães; Moraes, Virlady Cardoso De Miranda; Vasconcellos, Luiz Carlos Fadel De.
Trab. educ. saúde ; 18(1): e0022858, 2020.
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-1020985
Resumo O objetivo foi compreender as principais necessidades e reivindicações de homens trabalhadores rurais frente a uma equipe de Atenção Primária à Saúde, Japonvar, MG, Brasil. Trata-se de um estudo qualitativo, guiado pela abordagem hermenêutica-dialética. Foram realizadas 41 entrevistas em profundidade, registros em diário de campo e coleta de dados secundários. Na análise, utilizamos os níveis de interpretação, permitindo a construção de duas categorias temáticas para as necessidades de saúde 'aumento no fornecimento de medicamentos' e 'acesso a exames especializados e específicos para a próstata'. Também foram desenvolvidas duas categorias para as reivindicações sociais 'reconhecimento como usuários do serviço de saúde' e 'grupos de educação em saúde com temáticas masculinas'. A discussão foi alicerçada nos atributos da Atenção Primária à Saúde e na Teoria dos Marcadores Sociais e Interseccionalidades. O estudo possibilitou compreender o processo produtivo, conhecer as características clínico-epidemiológicas e discutir a invisibilidade dos trabalhadores rurais na procura e acesso aos serviços de saúde. Observamos uma valorização do modelo assistencial curativista e a contribuição positiva das reivindicações dos homens para o fortalecimento dos movimentos de luta pelo direito social à saúde.
Biblioteca responsável: BR15.3
Localização: BR15.3