Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Treinamento cognitivo de idosos com uso de jogos eletrônicos: um estudo de caso / Cognitive training of older people with use of electronic games: a case study

Barroso, Sabrina Martins; Curtiço Júnior, José Humberto; Lopes, Dennis Gabiatti; Pereira, Fernanda Esteves; Ruiz, Juliana Machada.
Ciênc. cogn ; 23(1): 43-53, mar. 2018. tab
Artigo em Português | LILACS, INDEXPSI | ID: biblio-1021123
A tecnologia dos jogos eletrônicos vem ganhando espaço em áreas como educação e saúde, destacando-se como intervenção eficiente no desenvolvimento de funções cognitivas. O objetivo deste trabalho foi avaliar a efetividade de um treinamento cognitivo para memória e atenção com idosos saudáveis no município de Uberaba ­ MG, Brasil.

MÉTODO:

Quatro idosas de um grupo de universidade para a terceira idade foram avaliadas quanto a atenção e memória e depois submetidas a um treinamento por 8,5 semanas utilizando jogos eletrônicos. Em seguida foram reavaliadas. A análise de dados utilizou o teste de Wilcoxon para amostras pareadas, considerando p ≤ 0,10.

RESULTADOS:

Observou-se melhora no número de palavras recordadas imediatamente (z = -1,83; p = 0,068) e em longo prazo (z = -1,63; p = 0,102),recordação de dígitos em ordem inversa (z = -1,73; p = 0,083) e pontuação no teste do relógio para tarefa de cópia (z = -1,89; p = 0,059).

CONCLUSÃO:

O treinamento mostrou impacto positivo em aspectos verbais da memória imediata e de longo prazo, na praxia com presença de pista externa e recordação de dígitos. Além disso, as idosas relataram gostar da atividade,mostrando potencial da intervenção com videogame para a população idosa.
Biblioteca responsável: BR2474.1