Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Cuidar a una persona con trauma craneoencefálico, la experiencia desde los estudiantes / Providing care to a person with traumatic brain injury, the experience from the students' standpoint / Cuidar de uma pessoa com traumatismo crânio-encefálico, a experiência dos alunos

Peña Pita, Amalia Priscila; Salamanca Ramos, Emilce; Valderrama Sanabria, Mery Luz.
Rev. cienc. cuidad ; 16(3): 61-71, 2019.
Artigo em Espanhol | LILACS, COLNAL, BDENF | ID: biblio-1021479

Introdução:

Mundialmente os traumatismos são um problema de saúde pública, causando consequências físicas, emocionais e psicológicas. O papel do profissional de enfermagem é fundamental para reduzir as complicações e prestar cuidado integral, garantindo o atendimento de qualidade. As experiências do cuidado dos alunos são de muita utilidade, deixando ensinamentos, não só a procura de conhecimentos científicos, também para determinar a sensibilidade e responsabilidade com o sujeito de cuidado. Este estudo teve como objetivo, descrever a experiência de acadêmicos de enfermagem no cuidado de pacientes com traumatismo crânio-encefálico.

Materiais e Métodos:

Pesquisa qualitativa de caráter fenomenológico. A amostragem realizou-se por conveniência, pertinência, adequação, oportunidade e disponibilidade. Utilizaram-se como instrumentos a entrevista a profundidade e as anotações de campo.

Resultados:

Identificaram-se as categorias "Enfrentando-me com a realidade", "Cuidado integral, o que sempre tem-me ensinado", "O meu relacionamento com o outro", "Ensinando ao meu paciente e à sua família", e "A família, o pilar fundamental".

Conclusões:

A experiência expressada pelos alunos gerou expectativas inesperadas, aplicaram os conhecimentos necessários para prestar os melhores e individualizados cuidados. Em cada participante surgiu a sensibilidade o que permitiu-lhe situar-se no lugar do outro, compreendendo a impotência, frustração e perdida do controle. O processo de atenção de enfermagem é o esquema fundamental para prestar cuidado integral do paciente.
Biblioteca responsável: CO648.1