Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Avaliação da terapia medicamentosa de pacientes idosos portadores de hipertensão arterial sistêmica e diabetes mellitus tipo 2 atendidos em uma unidade básica de saúde no município de Xanxerê - SC / Evaluation of the drug therapy of patients with systemic arterial hypertension and Type 2 diabetes mellitus attended at a basic health unit in the city of Xanxerê ­ SC / Evaluación de la terapia medicamentosa de pacientes ancianos portadores de hipertensión arterial sistémica y diabetes mellitus tipo 2 atendidos en una unidad básica de salud en el municipio de Xanxerê - SC

Santos, Andressa Rodrigues dos; Senger, Franciane Rios.
Rev. epidemiol. controle infecç ; 9(2): 155-160, 2019. ilus
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-1021792
Justificativa e

Objetivos:

Os idosos representam a parcela da população que mais usa medicamentos, por esse motivo é comum encontrar erros de medicação entre esses pacientes. A hipertensão e o diabetes são as doenças crônicas mais comuns nos idosos, portanto os fármacos anti-hipertensivos e hipoglicemiantes merecem atenção e cuidados na administração e dispensação. A pesquisa teve por objetivo avaliar a farmacoterapia prescrita aos idosos portadores de hipertensão arterial sistêmica e diabetes mellitus tipo 2 atendidos em uma unidade básica de saúde no município de Xanxerê-SC.

Métodos:

A pesquisa embasou-se na análise da farmacoterapia, patologias associadas e dados socioeconômicos de pacientes com hipertensão arterial sistêmica e diabetes mellitus tipo 2.

Resultados:

Os 20 idosos incluídos no estudo, tinham média de idade de 70,7 anos (±6,1), com idade mínima de 60 anos e máxima de 84 anos, sendo 70% do gênero feminino e 30% do masculino. O número de medicamentos utilizados variou de 2 a 10, num total de 116 medicamentos em uso pelos pacientes incluídos no estudo. A média por pessoa foi de 5,8 medicamentos (±2,1). Foram identificadas 56 interações medicamentosas.

Conclusão:

Os dados analisados nesta pesquisa demonstram a existência de riscos de resultados negativos relacionados aos medicamentos em pacientes com hipertensão arterial sistêmica e diabetes mellitus tipo 2. Tais resultados estimulam o desenvolvimento de mecanismos de avaliação de processos que visem reduzir esses riscos, elevando a chance de resultados terapêuticos positivos e benefícios para os pacientes.(AU)
Biblioteca responsável: BR1314.1