Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Avaliação clínica e imunológica dos receptores de transplante renal / Clinical and immunological assessment of renal transplant recipients / Evaluación clínica e inmunológica de los receptores de trasplante renal

Studart, Rita Mônica Borges; Nunes, Amanda Câmara; Queiroz, Renata Moura de; Brito, Lise Maria Pinheiro de Mattos; Bonfim, Isabela Melo; Castro, Karla Soares de.
Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) ; 11(5): 1202-1207, out.-dez. 2019. tab
Artigo em Inglês, Português | BDENF, LILACS | ID: biblio-1022269

Objetivo:

Avaliar as características clínicas e imunológica dos receptores de transplante renal.

Métodos:

estudo documental e retrospectivo, realizado em um Ambulatório do Hospital Geral de Fortaleza, Fortaleza, Ceará, Brasil, com pacientes internados no período de junho de 2012 a junho de 2014. A amostra foi composta por 300 pacientes submetidos ao transplante renal. As variáveis preditoras de interesse, foram subdivididas em características prétransplante, características pós-transplante e características imunológicas. Utilizou-se testes de Pearson e Spearman para avaliar correlação entre variáveis.

Resultados:

Houve predomínio de pacientes do sexo masculino (65%), com faixa etária entre 44 e 56 anos (31,4%). Demonstrou-se relação estatisticamente significante entre o DSA e a disfunção do enxerto (p<0,04), Rejeição celular o Painel Reativo classe I (p< 0,05), o tempo de internação e a disfunção do enxerto (p<0,001) e entre o entre o HLA e o MISMATCH.

Conclusão:

Aponta-se a necessidade de um acompanhamento crítico e individualizado do paciente transplantado por parte dos profissionais para garantir o sucesso do transplante a longo prazo
Biblioteca responsável: BR1208.1
Localização: BR1208.1