Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Sentimentos vivenciados por puérperas durante o pós-parto / Feelings experienced by recent mothers during the postpartum / Sentimientos vividos por puerperas durante el postparto

Santos, Flávia Andréia Pereira Soares dos; Mazzo, Maria Helena Soares da Nóbrega; Brito, Rosineide Santana de.
Rev. enferm. UFPE on line ; 9(2 supl): 858-863, fev.2015.
Artigo em Português | BDENF | ID: biblio-1022883

Objetivo:

compreender os sentimentos vivenciados por puérperas.

Método:

estudo exploratório e descritivo, de abordagem qualitativa, com 15 mulheres no município de Lajes/RN, Brasil. Os dados foram produzidos através de entrevista com roteiro semiestruturado, organizados pela Técnica de Análise de Conteúdo e analisados pelo Interacionismo Simbólico. Realizou-se a releitura das informações com vistas à organização destas em categorias. Posteriormente, foi feita a reavaliação dos registros, elaboradas as inferências e a interpretação. O projeto de pesquisa teve a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa, CAAE nº 00228.0.051.000-09.

Resultados:

ao vivenciar o puerpério, as entrevistadas perceberam essa nova fase como um momento de transformações, na qual se alternam sentimentos que, analisados pelos princípios interacionistas, podem ser considerados positivos ou negativos.

Conclusão:

diante dessa realidade, necessitam de cuidados e apoio dos familiares e profissionais de saúde para lidarem com as alterações emocionais advindas da maternidade. (AU)
Biblioteca responsável: BR9.1