Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Associação entre estilo de vida e percepção de saúde em estudantes universitários / Association Between Lifestyle and Health Perception in College Students

Linard, Jair Gomes; Mattos, Samuel Miranda; Almeida, Italo Lennon Sales de; Silva, Camila Brasileiro de Araújo; Moreira, Thereza Maria Magalhães.
J. Health Biol. Sci. (Online) ; 7(4): 374-381, 30/09/2019.
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-1023225

Objetivo:

analisar os aspectos sociodemográficos, o estilo de vida de estudantes universitários e sua associação com a autopercepção de saúde dos estudantes universitários.

Métodos:

trata-se de um estudo transversal analítico realizado com 119 universitários. Os dados foram coletados por meio do questionário "Indicadores de Saúde e Qualidade de Vida de Acadêmicos (Isaq-A)" e analisados no programa estatístico SPSS 20.0. Para análise descritiva, foram calculadas as frequências simples e relativas das variáveis do estudo e medidas de tendência central e de dispersão, também se utilizou estatística bivariada. Foi realizada a análise com modelo de regressão logística hierarquizada, no qual as variáveis foram divididas em variáveis sociodemográficas e de estilo de vida. O desfecho adotado foi o índice de qualificação discente (IQD). O estudo foi aprovado no Comitê de Ética sob o Parecer nº 1.582.378.

Resultados:

na análise bivariada houve associação estatisticamente significativa com sexo (p=0,03); nível de estresse (p=0,004); sentir-se satisfeito com a vida (p=0,001) e consumo de álcool (últimos 30 dias) (p= 0,002).

Conclusão:

ao longo do percurso acadêmico, o estilo de vida sofre alterações negativas e positivas.
Biblioteca responsável: BR1780.2