Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Alterações nutricionais e fatores associados em pacientes hospitalizados por Pancreatite Aguda / Nutritional changes and factors associated with patients hospitalized by Acute Pancreatitis

Ferreira, Cintiane Rosa; Melhem, Angelica Rocha De Freitas; Bennemann, Gabriela Datsch; Schiessel, Dalton Luiz; Cavagnari, Mariana Abe Vicente; Mazur, Caryna Eurich.
ACM arq. catarin. med ; 47(4): 104-115, out.-dez. 2018.
Artigo em Português | LILACS-Express | ID: biblio-1023269
Introdução: A pancreatite aguda (PA) é uma inflamação abrupta do pâncreas. Esta doença pode influenciar em alguns fatores, como alterações no estado nutricional e na ingestão alimentar. Objetivo: Estimar o estado nutricional, a dieta intrahospitalar e os fatores associados à doença em pacientes hospitalizados por PA. Método: Estudo transversal com pacientes diagnosticados com PA durante hospitalização. O estado nutricional dos pacientes foi avaliado por meio de peso e estatura para posterior cálculo do índice de massa corporal (IMC) e consumo dietético (com recordatório de dia alimentar habitual) e hospitalar (com avaliação da aceitação da dieta). Resultados: Foram avaliados 26 pacientes sendo 57,7% do sexo masculino e 46,1% hospitalizados por pancreatite de causa biliar. O sintoma mais comum apresentado foi a dor abdominal (57,7%) e 53,8% estavam em eutrofia no momento da avaliação de acordo com o IMC. Este valor não foi significativo quando comparado os sexos (p>0,05). A maioria dos pacientes recebeu prescrição de jejum (57,7%); 61,5% apresentaram perda de peso, não houve diferença estatística quando se comparou as variáveis do estudo com a classificação do estado nutricional (p>0,05). Conclusão: A maior parte dos pacientes estava com estado nutricional adequado, com ressalvas pois haviam relatos de perda de peso na maioria dos avaliados. A prescrição de jejum esteve presente na maior parte da amostra.
Biblioteca responsável: BRI966