Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Cuidado da equipe de enfermagem na percepção de familiares de pacientes psiquiátricos / Care nursing team in patients family of perception psychiatric / Cuidados del equipo de enfermería en la percepción de familiares de pacientes psiquiátricos

Souto, Valquíria Toledo; Gomes, Marlene Terra; Mostardeiro, Sadja Cristina Tassinari de Souza; Xavier, Mariane da Silva; Teixeira, Joze Karlem da Silva; Soccol, Keity Lais Siepmann.
Rev. enferm. UFPE on line ; 9(2 supl): 910-917, fev.2015.
Artigo em Português | BDENF | ID: biblio-1023358

Objetivo:

compreender como o familiar percebe o cuidado prestado pela equipe de enfermagem ao paciente psiquiátrico.

Método:

estudo exploratório e descritivo, de abordagem qualitativa. Os dados foram produzidos com dez familiares, homens e mulheres que acompanhavam o atendimento prestado ao paciente internado em uma Unidade Psiquiátrica, por meio de entrevista aberta, gravada em um dispositivo digital. As informações emergidas foram submetidas à análise de conteúdo temática. O projeto de pesquisa foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa, Protocolo 07112712.6.0000.5346.

Resultados:

após análise, emergiram duas categorias << Cuidado desvelado pela família >> e << Vivenciando fragilidades o descuidado >>.

Conclusão:

o cuidado está atrelado às normas e rotinas do cotidiano de cuidado do paciente e, embora se expresse em ações humanizadas, apresenta fragilidades. A compreensão das necessidades e expectativas de familiares, no que se refere à atuação profissional do enfermeiro em saúde mental, torna-se relevante para a definição das responsabilidades e estratégias a serem incorporadas. (AU)
Biblioteca responsável: BR9.1