Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Acolhimento e cuidado à pessoa em uso problemático de drogas / Embracing and caring for problematic drug users / Acogimiento y cuidado a la persona en uso problemático de drogas

Carvalho, Maria de Fátima Alves Aguiar; Coelho, Edméia de Almeida Cardoso; Oliveira, Jeane Freitas de; Freire, Ana Karla da Silva; Barros, Andiara Rodrigues; Luz, Rosália Teixeira.
Rev. enferm. UERJ ; 27: e42493, jan.-dez. 2019.
Artigo em Português | BDENF, LILACS | ID: biblio-1024503

Objetivo:

analisar práticas de acolhimento na atenção à pessoa em uso problemático de drogas sob o enfoque da integralidade.

Método:

estudo qualitativo, tendo integralidade como categoria analítica, realizado com 14 usuários e nove profissionais de um Centro de Atenção Psicossocial em 2015, Pernambuco/Brasil. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa. O material empírico foi produzido por meio de quatro oficinas de reflexão e analisado pela técnica de análise de discurso.

Resultados:

os discursos de usuários do serviço e de profissionais convergem para práticas de cuidado acolhedoras, capazes de construir relações de confiança e vínculos consistentes, facilitando processos terapêuticos caracterizados pelos dois grupos como resolutivos.

Conclusão:

O cuidado prestado a pessoas em uso problemático de drogas caminha ao encontro da integralidade, com práticas de acolhimento qualificadas como dialógicas, afetivas e potencial para resolutividade em um contexto favorável à autonomia e ao fortalecimento da cidadania.
Biblioteca responsável: BR1366.1
Localização: BR1366.1