Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Síndrome de burnout em trabalhadores de enfermagem da atenção básica à saúde / Burnout syndrome in nursing workers of the primary health care

Merces, Magno Conceição das; Carneiro e Cordeiro, Técia Maria Santos; Santana, Amália Ivine Costa; Lua, Iracema; Souza e Silva, Douglas de; Alves, Marcelo Silva; Luz, Marise Silva; Júnior, Argemiro D’Oliveira.
Artigo em Português | BDENF, LILACS | ID: biblio-1029958

Objetivo:

estimar a prevalência da Síndrome de Burnout entre trabalhadores de enfermagem da Atenção Básicaà Saúde do município de Pojuca, Bahia, Brasil.

Método:

estudo transversal, descritivo, vinculado a um projetomulticêntrico, conduzido nas 12 Unidades de Saúde da Família, com 11 (39,3%) enfermeiros e 17 (60,7%) técnicos eauxiliares de enfermagem. Utilizou-se o Maslach Burnout Inventory.

Resultados:

apresentaram alto nível de ExaustãoEmocional 28,6% dos participantes; alto nível de Despersonalização foi apresentado por 21,5%; 46,4% expressaramalto nível de Reduzida Realização Profissional. A prevalência da síndrome apresentou um percentual relevante(7,1%), ao considerar que este diagnóstico pode ser prevenido.

Conclusões:

a prevalência de percentual relevanteda Síndrome de Burnout entre trabalhadores de enfermagem no município estudado exige a implementação demedidas para a prevenção no ambiente laboral, com um programa de saúde ocupacional que favoreça a promoçãoe o acompanhamento da situação de saúde desses profissionais.
Biblioteca responsável: BR342.1