Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Análise da mortalidade por acidentes de trabalho no Brasil: revisão integrativa / Analysis of mortality for work accidents in Brazil: integrative review

Cortez, Elaine Antunes; Jasmim, Juliane da Silveira; Silva, Lauanna Malafaia da; Queluci, Gisella de Carvalho.
Rev. enferm. UFPE on line ; 11(supl.1): 429-437, jan.2017. ilus, tab, graf
Artigo em Português | BDENF | ID: biblio-1032269

Objetivo:

analisar as principais causas de acidentes de trabalho no Brasil.

Método:

revisمo integrativa realizada nas seguintes Bases de Dados LILACS, Medline e BDENF, no perيodo de setembro a novembro de2014. Para a busca, utilizou-se a estratégia PIO, onde o P- (paciente/problema), I-(intervençمo), O-(resultado/desfecho). Treze referências foram organizadas de acordo com tيtulo, tipo de estudo, ano de publicaçمo, autores, revista onde foram publicados, o Nيvel de Evidência (NE) e os principais resultados da pesquisa para responderem à revisمo integrativa.

Resultados:

os acidentes de trabalhos predominantes no paيs sمo os de trajeto e os setores mais atingidos, a construçمo civil e o transporte. A discrepância dos acidentes de trabalho da regiمo Sudeste existe, pois, além de ser a regiمo mais economicamente ativa do Brasil e mais populosa, é também a mais fiscalizada devido à facilidade de acesso, nمo havendo tantos trabalhos informais, sendo os acidentes de trabalho mais notificados quando comparados com as outras regiُes. Conclusمo os nْmeros de acidentes de trabalho no Brasil sمo subestimados, sendo necessلrio o aperfeiçoamento do SINAN e o treinamento dos profissionais que realizam a notificaçمo.
Biblioteca responsável: BR9.1