Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Uso de anticoncepcionais hormonais por prostitutas: correlação com marcadores de vulnerabilidade social / Uso de anticonceptivos hormonales por prostitutas: correlación con marcadores de vulnerabilidad social / Use of hormonal contraceptives by prostitutes: a correlation with social vulnerability markers

Couto, Pablo Luiz Santos; Gomes, Antônio Marcos Tosoli; Pereira, Aline Batista; Carvalho, Janaina Souza; Silva, Jaine Kareny da; Boery, Rita Narriman Silva de Oliveira.
Acta Paul. Enferm. (Online) ; 32(5): 507-513, Set.-Out. 2019. tab
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1038036
Resumo Objetivo Analisar a correlação dos marcadores de vulnerabilidade social com o uso de anticoncepcionais hormonais por prostitutas. Métodos Estudo descritivo, inferencial e transversal, com abordagem quantitativa, realizado com 69 mulheres da microrregião do sertão produtivo da Bahia, em abril de 2017, por meio de um formulário contendo questões sobre os marcadores de vulnerabilidade social e adesão de anticoncepcionais hormonais, aplicado no local de trabalho e na Estratégia de Saúde da Família. Utilizou-se os testes r de correlação, o teste p Pearson e o teste t Student para análise das variáveis. Resultados Houve correlação significativamente estatística do uso de anticoncepcionais com os marcadores de vulnerabilidade social nível de escolaridade, cor autodeclarada, religião, satisfação com a profissão e uso de preservativos. O teste t Student resultou em duas amostras r e p com variâncias equivalentes. Conclusão A identificação de marcadores de vulnerabilidade social pode auxiliar na implantação de intervenções em saúde e intersetorial, assim como, na viabilização do acesso aos serviços de saúde, para que os direitos humanos sobre a saúde reprodutiva e sexual sejam garantidos, considerando as suas particularidades enquanto grupo em vulnerabilidade social.
Biblioteca responsável: BR1.2