Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Contribuições dos aplicativos móveis para a prática do aleitamento materno: revisão integrativa / Aportes de las aplicaciones móviles para la práctica de la lactancia materna: revisión integradora / Contributions of mobile applications on the breastfeeding practice: integrative review

Diniz, Cinthia Martins Menino; Leal, Luciana Pedrosa; Guedes, Tatiane Gomes; Linhares, Francisca Márcia Pereira; Pontes, Cleide Maria.
Acta Paul. Enferm. (Online) ; 32(5): 571-577, Set.-Out. 2019. tab, graf
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1038046
Resumo Objetivo Identificar as contribuições dos aplicativos móveis para a prática do aleitamento materno. Métodos Revisão integrativa da literatura, realizada nas bases de dados CINAHL, BDENF, Medline/PubMed, Scopus, LILACS, Web of Science e nas bibliotecas virtuais Cocharane e Scielo, para responder a questão norteadora Quais as contribuições dos aplicativos móveis para a prática do aleitamento materno?. As buscas ocorreram entre setembro a novembro de 2017, utilizando os descritores "aplicativos móveis", "aleitamento materno", "período pós-parto", "gestante" e "apoio social". Após os cruzamentos desses descritores, identificou-se 530 artigos, que ao aplicar os critérios de elegibilidade, restaram nove estudos, avaliados quanto ao rigor metodológico e nível de evidência. Na extração dos dados empregou-se um instrumento validado e adaptado. Resultados Os aplicativos móveis que contribuíram para prática do aleitamento materno foram informacionais. Ofertaram orientações sobre promoção do aleitamento materno, alimentação infantil, uso de álcool na amamentação e posições para amamentar. Vários foram utilizados na coleta de dados referentes aos problemas, experiências e barreiras na amamentação; frequência da mamada; início do uso de fórmulas ou da alimentação complementar. Os aplicativos que continham a rede social de apoio na amamentação e os submetidos aos processos avaliativos tiveram pouca expressividade. Conclusão Os aplicativos foram direcionados apenas com objetivo de apoio informativo as nutrizes e sua rede social, na amamentação. Porém, apresentam lacunas quanto à qualidade de informações, usabilidade, aceitabilidade e eficácia desses aplicativos, como também não ficou evidenciado se a construção dos mesmos foi alicerçados na literatura científica.
Biblioteca responsável: BR1.2