Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Enfermagem e a prática avançada da acupuntura para alívio da lombalgia gestacional / Enfermería y práctica avanzada de la acupuntura para alivio de lumbalgia en el embarazo / Nursing and advanced acupuncture for relief of low back pain during pregnancy

Martins, Eveliny Silva; Costa, Nicolau da; Holanda, Sâmia Monteiro; Castro, Régia Christina Moura Barbosa; Aquino, Priscila de Souza; Pinheiro, Ana Karina Bezerra.
Acta Paul. Enferm. (Online) ; 32(5): 477-484, Set.-Out. 2019. tab, graf
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1038047
Resumo Objetivo Avaliar os efeitos da prática de acupuntura realizada no alívio da dor lombar em gestantes que se encontram no segundo e terceiro trimestre de gravidez, bem como na execução das atividades diárias. Métodos Estudo quase experimental, antes e depois, realizado com 56 gestantes com idade gestacional entre 14 e 37 semanas e queixa referida de dor lombar. Foram realizadas seis sessões de acupuntura, duas vezes por semana, com 30 minutos, cada uma, com a aplicação de pontos sistêmicos e auriculares. Para avaliação da dor utilizou-se a Escala Analógica Visual. Foram calculadas frequência absoluta e relativa para variáveis categóricas e média e desvio padrão para variáveis numéricas. Os testes utilizados para associação foram o Wilcoxon, para medidas pareadas, e teste de McNemar. Resultados Encontrou-se redução significante (p<0,05) dos escores do índice de dor. A média da dor diminuiu na avaliação da segunda (4,92), quarta (3,24) e sexta (1,00) sessão. Algumas mulheres tiveram sua dor cessada antes de completar as seis sessões e houve melhora nas atividades prejudicadas pela dor. Conclusão A acupuntura proporcionou efeitos favoráveis à saúde das participantes, pois houve redução na dor logo a partir da segunda sessão. Acredita-se que os enfermeiros possam rever a qualidade da assistência às gestantes, a partir do conhecimento de técnicas que contribuem a um cuidado integral, pois a enfermagem tem na sua essência o processo de cuidado holístico do cliente, visando suas necessidades, contribuindo para que suas ações, enquanto profissionais de Medicina Tradicional Chinesa, sejam realizadas de maneira qualificada, eficiente e humanizada.
Biblioteca responsável: BR1.2