Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Strategies by Educators within the School Setting to Prevent and Cope with the Experience of Domestic Violence by Adolescents / Estrategias de educadoras en el ámbito de la escuela para prevención y enfrentamiento de la vivencia de violencia doméstica por los adolescentes / Estratégias de educadoras no âmbito da escola para prevenção e enfrentamento da vivência de violência doméstica pelos adolescentes

Cordeiro, Kátia Cordélia Cunha; Gomes, Nadirlene Pereira; Estrela, Fernanda Matheus; Silva, Andrey Ferreira da; Magalhães, Júlia Renata Fernandes; Lírio, Josinete Gonçalves dos Santos.
Aquichan ; 19(3): e1938, July-Sept. 2019.
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF | ID: biblio-1038336
RESUMO

Objetivo:

identificar, no discurso de educadoras, que estratégias elas podem implementar, no âmbito da escola, para prevenir e enfrentar a vivência de violência doméstica pelos adolescentes.

Método:

estudo qualitativo, fundamentado na perspectiva crítico-libertadora de Paulo Freire, realizado com 20 educadoras de uma escola pública, em Salvador, Bahia, Brasil. Para a coleta de dados, utilizou-se a entrevista e, para a sistematização destes, o discurso do sujeito coletivo.

Resultados:

os discursos revelam as seguintes estratégias de enfrentamento da violência doméstica vivenciada pelos adolescentes acionar o Conselho Tutelar; criar espaços de acolhimento e escuta para os escolares; estreitar laços entre escola e família; promover ações educativas e articular saberes.

Conclusões:

este estudo contribui para indicar caminhos para a prevenção e o enfrentamento de abusos familiares que comprometem a saúde física e mental de crianças e adolescentes, com impactos sobre o desempenho escolar. Sugere-se a contribuição da atenção primária à saúde por meio de ações vinculadas ao Programa Saúde na Escola e a inserção da temática da violência nos diversos cursos de graduação, visto que cuidar das crianças e dos adolescentes e defendê-los constituem obrigação de todos os cidadãos.
Biblioteca responsável: CO243.1