Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Correlation between neuropathic pain and quality of life / Correlação entre dor neuropática e qualidade de vida

Pós-Graduação de EnfermagemAlmeida, Flavia Cesarino; Castilho, Amanda; Pós-Graduação de EnfermagemCesarino, Claudia Bernardi; Pós-Graduação de EnfermagemRibeiro, Rita de Cassia Helu Mendonça; Martins, Marielza Regina Ismael.
BrJP ; 1(4): 349-353, Oct.-Dec. 2018. tab
Artigo em Inglês | LILACS-Express | ID: biblio-1038958
RESUMO JUSTIFICATIVA E

OBJETIVOS:

A dor neuropática é uma condição dolorosa complexa, de difícil diagnóstico e tratamento, que causa um impacto negativo na saúde e qualidade de vida dos pacientes. O objetivo deste estudo foi avaliar a correlação entre a dor e a qualidade de vida, identificando os aspectos limitantes no cotidiano desses indivíduos para que a educação do paciente seja recomendada no gerenciamento dessa condição.

MÉTODOS:

Trata-se de um estudo descritivo, transversal, realizado em uma Clínica da Dor, com 61 pacientes de diagnóstico clínico de dor neuropática. Foram utilizados uma entrevista semiestruturada, o questionário sobre dor neuropática Douleur Neuropathique 4 Questions e, para avaliar a qualidade de vida o questionário World Health Organization Quality of Life-BREF.

RESULTADOS:

Dos pacientes avaliados, 57,3% eram mulheres, média de idade 50,6±13,12 anos. Quanto ao nível educacional 59% frequentaram o ensino fundamental e, 61% eram casados. Em 39%, as doenças foram as principais causas de dor e, os problemas físicos como as principais mudanças após a dor (57%). A maioria dos pacientes apresentou atitude positiva em relação à dor neuropática (68%), o domínio físico foi o mais comprometido na qualidade de vida. Todos os domínios do instrumento de avaliação da qualidade de vida apresentaram coeficientes alfa de Cronbach (<0,700) com média aderência, especialmente o domínio geral, com alfa de Cronbach negativo (-0,055).

CONCLUSÃO:

Conhecer os aspectos do impacto da dor na qualidade de vida dos pacientes apresenta-se como um recurso científico útil na prática clínica em saúde e estimula um modelo de intervenção educativa onde o paciente seja o principal sujeito do gerenciamento da sua condição dolorosa.
Biblioteca responsável: BR1.1