Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Coping strategies in patients with neuropathic pain / Estratégias de enfrentamento em pacientes com dor neuropática

Laluce, Thainá de Oliveira; Dalul, Claudia Maria de Luca Colturato; Martins, Marielza Regina Ismael; Ribeiro, Rita de Cassia Helu Mendonça; Almeida, Flavia Cesarino de; Cesarino, Claudia Bernardi.
BrJP ; 2(3): 260-266, July-Sept. 2019. tab
Artigo em Inglês | LILACS-Express | ID: biblio-1039020
RESUMO JUSTIFICATIVA E

OBJETIVOS:

A dor crônica neuropática tem origem multifatorial e apresenta diversas estratégias de enfrentamento. O objetivo deste estudo foi identificar, analisar as diversas estratégias de enfrentamento de dor crônica neuropática, relacioná-las com as características sociodemográficas, a intensidade de dor e a alexitimia.

MÉTODOS:

Estudo descritivo e transversal em que participaram 61 pacientes com dor neuropática que foram atendidos na Clínica da Dor no período de agosto a dezembro de 2017. Para a coleta de dados dos pacientes com dor neuropática foram utilizados os instrumentos entrevista semiestruturada, o questionário sobre dor neuropática Douleur Neuropathique 4 Questions, a Escala de Alexitimia e a Escala Modos de Enfrentamento de Problemas.

RESULTADOS:

Dos 61 pacientes com dor neuropática, a maioria era mulher, com idade média de 50,67±13,12 anos, baixa escolaridade, com companheiro, doenças como a causa principal da dor, atitudes positivas no enfrentamento da dor neuropática apesar dos problemas físicos como as principais mudanças após a dor.

CONCLUSÃO:

Os resultados do presente estudo permitiram concluir que as estratégias de enfrentamento dos pacientes com dor neuropática, de acordo com a aplicação da Escala de Alexitimia e a Escala Modos de Enfrentamento de Problemas, que os maiores escores foram nas práticas religiosas, suporte social e focalização no problema. A alexitimia deste grupo foi maior, especialmente no subgrupo dos homens com dor neuropática crônica.
Biblioteca responsável: BR1.1