Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Health of the LGBTI+ Population in Primary Health Care and the Insertion of Nursing / Salud de la población LGBTI+ en la Atención Primaria de la Salud e inserción de la Enfermería / Saúde da população LGBTI+ na Atenção Primária à Saúde e a inserção da Enfermagem

Santos, Juliana Spinula dos; Silva, Rodrigo Nogueira da; Ferreira, Márcia de Assunção.
Esc. Anna Nery Rev. Enferm ; 23(4): e20190162, 2019.
Artigo em Inglês | BDENF, LILACS | ID: biblio-1039803
Resumo

Objetivo:

Refletir sobre as abordagens da saúde da população LGBTI+, a Atenção Primária à Saúde e a Enfermagem no cuidado a esta população.

Método:

A reflexão se baseia em uma breve caracterização da população LGBTI+ e sua saúde, uma análise da atuação da enfermeira na Atenção Primária à Saúde (APS) e um debate sobre particularidades do cuidado de enfermagem à população LGBTI+ na APS.

Resultados:

A população LGBTI+ é composta por populações que se definem pela diversidade de identidade e de expressão de gênero, orientação sexual e sexo biológico. Nas equipes de Saúde da Família, as enfermeiras devem conhecer as principais demandas dessa população. A reorientação institucional da APS impõe novos desafios à efetivação do direito à saúde da população LGBTI+. Conclusão e implicações para a prática Embora a Política Nacional de Saúde LGBT tenha sete anos, estudos ainda são escassos, sobretudo na Enfermagem. Considerando que a população LGBTI+ está, também, sob a responsabilidade da Enfermagem no âmbito da APS, cabe a esta categoria profissional prestar assistência integral com vistas à minimização das desigualdades sofridas por esta população.
Biblioteca responsável: BR442.1