Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Drug safety among institutionalized elderly people: potential interactions / Seguridad medicamentosa en ajustes institucionalizados: potencial interacciones / Segurança medicamentosa em idosos institucionalizados: potenciais interações

Cavalcante, Maria Lígia Silva Nunes; Alcântara, Renata Kelly Lopes de; Oliveira, Isabelly Costa Lima de; Aires, Samia Freitas; Girão, Ana Lívia Araújo; Carvalho, Rhanna Emanuela Fontenele Lima de.
Esc. Anna Nery Rev. Enferm ; 24(1): e20190042, 2020. tab
Artigo em Inglês | BDENF, LILACS | ID: biblio-1039825
RESUMO

Objetivo:

Identificar as potenciais interações medicamentosas em idosos institucionalizados.

Método:

Estudo documental, retrospectivo, com abordagem quantitativa, desenvolvida em duas Instituições de Longa Permanência para Idosos, localizada no nordeste do Brasil. As potenciais interações medicamentosas, do tipo fármaco-fármaco, foram identificadas utilizando o software Drug-Reax® da base de dados Micromedex, e classificadas segundo a gravidade, ao tempo de início e a documentação.

Resultados:

Nas 286 prescrições, foram detectadas 136 interações medicamentosas nas duas instituições, sendo a maioria classificada como severidade grave. A média de medicamentos prescritos por idosos foi de 4,5. O número de interações medicamentosas apresentou correlação estatisticamente significativa com o tempo de institucionalização e com a quantidade de medicações administradas no dia. Conclusão e implicações para a prática Foi evidenciado um alto consumo de fármacos e de potenciais interações medicamentosas graves com respostas clínicas significantes. O conhecimento dessas interações é essencial para o estabelecimento de medidas preventivas de segurança na farmacoterapia para essa população.
Biblioteca responsável: BR442.1