Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Asthma control in the quality of life levels of asthmatic patients' caregivers: a systematic review with meta-analysis and meta-regression / Controle da asma nos níveis de qualidade de vida de pais de asmáticos: uma revisão sistemática com meta-análise e meta-regressão

Costa, Daniela Duarte; Pitrez, Paulo Márcio; Barroso, Nathália Foltz; Roncada, Cristian.
J. pediatr. (Rio J.) ; 95(4): 401-409, July-Aug. 2019. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS | ID: biblio-1040339
Resumo

Objetivo:

Realizar uma revisão sistemática, com meta-análise e meta-regressão para relacionar os escores totais do controle da asma com o aumento dos escores totais dos níveis de qualidade de vida relacionada à saúde de pais de crianças asmáticas. Fontes As buscas foram aplicadas nas bases de dados PubMed (Medline); Embase e ScienceDirect (Elsevier); SciELO e LILACs (Bireme). A busca foi realizada nas bases de dados em saúde em junho de 2017. Os estudos incluídos precisavam ter avaliados o controle da asma pelos questionários Asthma Control Questionnaire (ACQ), Asthma Control Test (C-ACT/ACT) e Global Initiative for Asthma (GINA) e para a QVRS dos pais e familiares o Pediatric Asthma Caregiver's Quality of Life Questionnaire (PACQLQ). Resumo dos achados Foram avaliados 294 artigos nas bases de dados escolhidas, quanto aos níveis de duplicidade nas bases de dados (n = 38), excluídos por falta de enquadramento na leitura dos títulos e resumos (n = 239) e após leitura integral dos estudos (n = 05), restaram 12 estudos elegíveis à meta-análise. Dos 12 artigos elegíveis, 11 (92%) foram publicados nos últimos cinco anos, avaliaram crianças e adolescentes de 1 a 20 anos, total de 2.804 amostras. Na avaliação da correlação entre a pontuação dos escores de controle da doença por ACQ e C-ACT/ACT, os resultados se mostraram satisfatórios tanto para as análises de ACQ [R2 −0.88; p < 0,001], quanto para C-ACT/ACT [R2 0,82; p < 0,001].

Conclusões:

Os resultados demonstram que os níveis de controle da asma podem influenciar nos escores totais da QVRS de pais ou familiares de crianças e adolescentes com asma.
Biblioteca responsável: BR1.1