Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Nutritional problems in older adults with Alzheimer's disease: Risk of malnutrition and sarcopenia / Alterações nutricionais em idosos com doença de Alzheimer: risco nutricional e sarcopenia

Lecheta, Danielle Rodrigues; Schieferdecker, Maria Eliana Madalozzo; Mello, Ana Paula de; Berkenbrock, Ivete; Cardoso Neto, João; Maluf, Eliane Mara Cesário Pereira.
Rev. Nutr. (Online) ; 30(3): 273-285, May-June 2017. tab
Artigo em Inglês | LILACS | ID: biblio-1041193
RESUMO Objetivo Conhecer as alterações nutricionais e a presença de sarcopenia em idosos com doença de Alzheimer. Métodos Trata-se de estudo transversal descritivo, no qual foram incluídos idosos com diagnóstico de doença de Alzheimer acompanhados na Unidade de Saúde de Atenção ao Idoso em uma capital do Sul do Brasil, entre novembro/2010 a julho/2011. A escala Clinical Dementia Rating foi utilizada para definição do estágio da demência. Para classificação do estado nutricional aplicou-se a Mini Avaliação Nutricional. Para o diagnóstico de sarcopenia, foram utilizados os testes impedância bioelétrica, força de preensão manual e teste Timed Get Up and Go. Foram realizadas medidas antropométricas e exames laboratoriais (hemoglobina, linfócitos, albumina e colesterol total). Resultados Foram avaliados 96 idosos com idade média de 78 anos, prevalecendo doença de Alzheimer na fase leve (54,2%), sendo que 55,2% apresentavam risco de desnutrição, 64,6% perda de peso involuntária, 55,3% redução de linfócitos e 43,7% sarcopenia grave. Conclusão Os idosos com doença de Alzheimer apresentam alta prevalência de risco de desnutrição e sarcopenia. Estudos futuros devem ser direcionados a avaliar intervenções nutricionais que visem a manutenção do estado nutricional e da massa muscular desses indivíduos.
Biblioteca responsável: BR13.3