Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Social representations of HIV/AIDS by older people and the interface with prevention / Representaciones sociales del VIH/SIDA de ancianos y la interrelación con la prevención / Representações sociais do HIV/Aids por idosos e a interface com a prevenção

Sousa, Laelson Rochelle Milanês; Moura, Luana Kelle Batista; Valle, Andreia Rodrigues Moura da Costa; Magalhães, Rosilane de Lima Brito; Moura, Maria Eliete Batista.
Rev. bras. enferm ; 72(5): 1129-1136, Sep.-Oct. 2019. graf
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF | ID: biblio-1042124
RESUMO

Objetivo:

Apreender as Representações Sociais elaboradas por idosos sobre o HIV/Aids e compreender como elas se relacionam com a prevenção da infecção pelo HIV.

Método:

Pesquisa descritiva e qualitativa fundamentada na Teoria das Representações Sociais, com 42 idosos atendidos na atenção primária. Os dados foram produzidos por meio de entrevistas, em profundidade, com um instrumento semiestruturado, processados no software IRaMuTeQ e analisados pela Classificação Hierárquica Descendente.

Resultados:

Emergiram cinco classes "HIV/Aids um problema de jovens"; "Melhoria da qualidade de vida de pessoas vivendo com HIV/Aids"; "Vulnerabilidade ao HIV/Aids de mulheres heterossexuais em união estável"; "Rede de informações sobre HIV/Aids Processo de criação e transformação das Representações Sociais"; e "Prevenção versus Estigma". Considerações Finais As representações sociais que os idosos têm sobre o HIV/Aids influenciam de forma negativa na adoção de medidas preventivas, pois o estigma está presente e o HIV/Aids é atribuído a jovens e homens que fazem sexo com homens.
Biblioteca responsável: BR1.1