Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Construct validation: coping with HIV/AIDS in Primary Health Care / Validación de constructo: enfrentamiento del VIH/SIDA en la Atención Primaria de Salud / Validação de constructo: enfrentamento do hiv/aids na atenção primária à saúde

Castro, Révia Ribeiro; Oliveira, Sylvia Silva de; Pereira, Illiana Rose Benvinda de Oliveira; Santos, Wenysson Noleto dos; Fernandes, Sâmara Fontes; Silva, Richardson Augusto Rosendo da.
Rev. bras. enferm ; 72(5): 1173-1181, Sep.-Oct. 2019. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF | ID: biblio-1042129
RESUMO

Objetivo:

Validar o constructo e mensurar a fidedignidade de questionário voltado para avaliar as ações de enfrentamento do HIV/Aids, desenvolvidas pelos profissionais de saúde na Atenção Primária à Saúde.

Método:

Estudo metodológico realizado com 397 profissionais de saúde da Atenção Primária em dois municípios da região do Nordeste do Brasil. A validade de constructo foi desenvolvida pela análise fatorial exploratória e confirmatória, e a fidedignidade analisada pela confiabilidade e reprodutibilidade.

Resultados:

A validação determinou a retenção de seis fatores que compuseram os seis domínios do questionário. A consistência interna foi 0,91 e a qualidade do ajustamento da análise confirmatória foi de 0,998 para Goodness of Fit Index. Os domínios apresentaram valores de Kappa entre 0,833 a 0,997.

Conclusões:

O questionário final foi composto por 18 itens, apresentou viabilidade de aplicação e potencial para avaliar as ações de controle ao HIV/Aids na Atenção Primária à Saúde.
Biblioteca responsável: BR1.1