Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

ICNP® Diagnoses of People Living with AIDS, and Empirical Indicators / Diagnósticos de la CIPE® de personas que viven con SIDA e Indicadores Empíricos / Diagnósticos da CIPE® de pessoas vivendo com AIDS e Indicadores Empíricos

de Souza Neto, Vinicius Lino; Costa, Rayane Teresa da Silva; Costa, Danyella Augusto Rosendo da Silva; Belmiro, Sâmara Sirdênia Duarte de Rosário; Lima, Maria Alzete de; Silva, Richardson Augusto Rosendo da.
Rev. bras. enferm ; 72(5): 1226-1234, Sep.-Oct. 2019. tab
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF | ID: biblio-1042133
RESUMO

Objetivo:

Analisar a associação entre os Indicadores Empíricos e Diagnósticos de Enfermagem da CIPE® em pessoas vivendo com AIDS, bem como identificar os indicadores preditores para o estabelecimento desses diagnósticos.

Método:

Estudo transversal com 120 pessoas vivendo com AIDS, em um hospital no Nordeste do Brasil, realizado de agosto a setembro de 2015, seguindo as etapas identificação e validação dos Indicadores Empíricos; elaboração e validação dos Diagnósticos de Enfermagem da CIPE®; e análise da associação entre os Indicadores Empíricos e os Diagnósticos de Enfermagem resultantes das duas etapas anteriores. Para análise dos dados, foi utilizada a regressão logística.

Resultados:

Identificaram-se 74 Indicadores Empíricos, sendo 31 validados. Elaboraram-se 55 diagnósticos e 19 foram validados, dos quais 16 obtiveram associação com os Indicadores Empíricos, identificando-se 31 preditores.

Conclusão:

Os diagnósticos apresentaram associações significativas com os Indicadores Empíricos. Além disso, observou-se que os fatores preditores desses diagnósticos envolveram as respostas humanas e complicações relacionadas à doença, as quais devem ser consideradas durante a assistência prestada pelo enfermeiro.
Biblioteca responsável: BR1.1