Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Temporal trend of leprosy in a region of high endemicity in the Brazilian Northeast / Tendencia temporal de la lepra en región de alta endemicidad del Nordeste brasileño / Tendência temporal da hanseníase em região de alta endemicidade do Nordeste brasileiro

Pereira, Thayza Miranda; Silva, Lucilane Maria Sales da; Dias, Maria Socorro de Araújo; Monteiro, Lorena Dias; Silva, Maria Rocineide Ferreira da; Alencar, Olga Maria de.
Rev. bras. enferm ; 72(5): 1356-1362, Sep.-Oct. 2019. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF | ID: biblio-1042148
RESUMO

Objetivo:

Analisar a tendência temporal e padrões epidemiológicos dos indicadores da hanseníase em Sobral, município do interior do estado do Ceará, no período de 2001 a 2016.

Método:

Estudo de séries temporais baseado em dados provenientes do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde. Análise da tendência temporal foi realizada por meio do modelo de regressão joinpoint.

Resultados:

Foram registrados 2.220 casos novos de hanseníase e residentes em Sobral de 2001 a 2016. Desses, 158 (7,2 %) em menores de 15 anos, sendo a proporção de casos novos do sexo masculino de 52,8% (1.162), de casos com grau 2 de 7,0% (156) e proporção de casos diagnosticados por exame de contatos de 5,7% (126).

Conclusão:

A hanseníase se mantém hiperendêmica em adultos e crianças, demonstrando o caráter de doença negligenciada. Análise da tendência permitiu verificar que a instabilidade nos coeficientes de detecção reflete problemas operacionais na organização dos serviços.
Biblioteca responsável: BR1.1