Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Clinical and epidemiological features of tuberculosis in children and adolescents / Características clínicas e epidemiológicas da tuberculose em crianças e adolescentes / Características clínicas y epidemiológicas de la tuberculosis en niños y adolescentes

Sousa, George Jó Bezerra; Silva, Julio Cesar de Oliveira; Queiroz, Talita Vaz de; Bravo, Lia Guedes; Brito, Gizelly Castelo Branco; Pereira, Aline de Souza; Pereira, Maria Lúcia Duarte; Santos, Luciana Kelly Ximenes dos.
Rev. bras. enferm ; 72(5): 1271-1278, Sep.-Oct. 2019. tab
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF | ID: biblio-1042153
RESUMO

Objetivo:

Analisar as características clínicas e epidemiológicas da tuberculose em crianças e adolescentes de um hospital de referência em doenças infecciosas.

Método:

Foi realizado um estudo documental e retrospectivo com 88 prontuários médicos em um hospital de referência em doenças infecciosas no estado do Ceará. Os dados foram analisados através das abordagens univariada, bivariada e multivariada.

Resultados:

Verificou-se que, dependendo do tipo de tuberculose, suas manifestações podem variar. O modelo de regressão logística considerou apenas a tuberculose pulmonar devido a um número de observações e incluiu sexo feminino (IC 95% 1,4-16,3), perda de peso (IC 95% 1,8-26,3) e baciloscopia (IC 95% 1,5-16,6) com coleta de escarro (IC95% 1,4-19,4) como possíveis preditores.

Conclusão:

Crianças e adolescentes apresentam diferentes manifestações da doença dependendo do tipo de tuberculose que os afeta. Conhecer as características mais comuns de cada condição pode melhorar o diagnóstico precoce e, consequentemente, levar a tratamentos e cuidados adequados.
Biblioteca responsável: BR1.1