Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Nurses defending the autonomy of the elderly at the end of life / El enfermero en la defensa de la autonomía del anciano al final de la vida / O enfermeiro na defesa da autonomia do idoso na terminalidade da vida

Gaspar, Rafael Barroso; Silva, Marcelle Miranda da; Zepeda, Karen Gisela Moraes; Silva, Ítalo Rodolfo.
Rev. bras. enferm ; 72(6): 1639-1645, Nov.-Dec. 2019. tab
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF | ID: biblio-1042166
RESUMO

Objetivo:

compreender a forma como os enfermeiros lidam com a autonomia do idoso na terminalidade da vida.

Método:

estudo qualitativo, exploratório, guiado pela Teoria Fundamentada nos Dados. Dez enfermeiros, oito médicos e 15 técnicos de enfermagem foram entrevistados entre novembro de 2016 e maio de 2017, em um hospital universitário, no Rio de Janeiro/Brasil.

Resultados:

os enfermeiros lidam com a autonomia do idoso em atendimento ao código de ética e exercem a liderança nas ações e interações para defender este direito, avaliando, orientando e ouvindo as preferências dos idosos; interatuando com a família; e compartilhando informações com a equipe de saúde. Considerações finais a autonomia dos idosos deve ser assegurada no planejamento assistencial, tendo como base a comunicação centrada no paciente e desenvolvida no processo interacional entre os agentes envolvidos no cuidado. É preciso fomentar a discussão sobre as Diretivas Antecipadas de Vontades e sobre os princípios dos cuidados paliativos.
Biblioteca responsável: BR1.1