Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Consumption of alcohol and drugs and school absenteeism among high school students of public schools / El consumo de alcohol y de drogas y el absentismo escolar en estudiantes de enseñanza media pública / Consumo de álcool e drogas e absenteísmo escolar em estudantes do ensino médio público

Soares, Francisco Rafael Ribeiro; Farias, Bárbara Rebecca Fernandes de; Monteiro, Ana Ruth Macêdo.
Rev. bras. enferm ; 72(6): 1692-1698, Nov.-Dec. 2019. tab
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF | ID: biblio-1042179
RESUMO

Objetivo:

Avaliar a relação do consumo de álcool e outras drogas com o absenteísmo escolar em estudantes do ensino médio público nos 30 dias anteriores à coleta.

Método:

Estudo transversal, quantitativo, realizado de maio a setembro de 2017, com 282 adolescentes, estudantes de escolas públicas de ensino médio de Mossoró-RN. Utilizou-se um questionário fechado com questões sobre o uso de drogas. Realizou-se regressão logística binária hierarquizada com o apoio do SPSS 20.0.

Resultados:

Na análise bivariada, a relação entre o absenteísmo escolar e os padrões de consumo de drogas se mostrou significativa para aqueles com prática de beber pesado episódico de álcool e uso de tabaco, inalantes e maconha. O modelo de regressão ajustado incluiu apenas as variáveis beber pesado episódico de álcool e tabaco.

Conclusão:

A análise da regressão logística binária hierarquizada se mostrou ajustada para o desfecho do absenteísmo escolar, explicando-o em 12,3% dos casos.
Biblioteca responsável: BR1.1