Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

HIV/AIDS knowledge among MSM in Brazil: a challenge for public policies / Conhecimento sobre HIV/aids entre HSH no Brasil: um desafio para as políticas públicas

Guimarães, Mark Drew Crosland; Magno, Laio; Ceccato, Maria das Graças Braga; Gomes, Raquel Regina de Freitas Magalhães; Leal, Andrea Fachel; Knauth, Daniela Riva; Veras, Maria Amélia de Sousa Mascena; Dourado, Inês; Brito, Ana Maria de; Kendall, Carl; Kerr, Ligia Regina Franco Sansigolo.
Rev. bras. epidemiol ; 22(supl.1): e190005, 2019. tab
Artigo em Inglês | LILACS | ID: biblio-1042211
RESUMO

Introdução:

Alto nível de conhecimento sobre HIV/aids é necessário para uma efetiva adoção de estratégias preventivas.

Objetivo:

Avaliar o nível de conhecimento sobre HIV/aids entre homens que fazem sexo com homens (HSH) de 12 cidades brasileiras.

Metodologia:

O método Respondent-Driven Sampling foi utilizado para recrutamento. O conhecimento sobre HIV/aids foi avaliado por meio de 12 perguntas e analisados pela Teoria de Resposta ao Item. Foram estimados os parâmetros de dificuldade e discriminação e o escore de conhecimento categorizado em três níveis alto, médio e baixo. Regressão logística foi utilizada para a análise.

Resultados:

Do total de 4.176 HSH, a proporção de alto nível de conhecimento foi de 23,7%. Estiveram associados positivamente (p < 0,05) com o alto conhecimento idade 25+ anos, escolaridade 12+ anos, cor da pele branca, ter plano de saúde, ter sofrido discriminação devido à orientação sexual, ter realizado teste para sífilis e recebido material educativo nos últimos 12 meses. Ter recebido dinheiro por sexo esteve negativamente associado.

Conclusões:

A proporção de apenas 23,7% de alto nível de conhecimento sobre HIV/aids foi baixa. Destaca-se que a única potencial fonte formal de aquisição de conhecimento associada com alto nível de conhecimento foi receber material educativo. Este estudo aponta a necessidade de expandir as políticas públicas de prevenção focadas no segmento HSH e com estratégias de comunicação mais eficazes, incluindo o desenvolvimento de conhecimento que envolva motivação e habilidade para um comportamento mais seguro.
Biblioteca responsável: BR1.1